Nariz Perfeito? Não! Nariz Harmonioso!

Cada pessoa e cada rosto são únicos e o nariz deve estar em harmonia com os demais elementos da face. Essa harmonia é o que deve ser buscado na Rinoplastia.

O que é uma nariz bonito?
O conceito de beleza é algo mutável. Ele varia conforme a época e a cultura de cada povo. Aquilo que é “bonito” ou “belo” em um determinado contexto pode ser visto de modo diferente em outro – seja em uma obra de arte, num monumento arquitetônico ou mesmo no corpo humano e seus componentes, entre eles o nariz, que é o objeto da Rinoplastia.

Mudança de padrão
Um exemplo clássico da mutabilidade do conceito de beleza são as mulheres retratadas por pintores renascentistas, que eram mais cheinhas e representavam um conceito de beleza e de bem-estar que foi mudando nos séculos seguintes, até chegar ao padrão de mulheres altas e magras que dominou as passarelas da moda e as capas de revistas no final do século XX e no início do XXI. Padrão que agora vem sendo questionado, mas que ainda domina.

Beleza pasteurizada
Nas últimas décadas, aliás, vivemos uma espécie de pasteurização gradativa da beleza. Independentemente da idade ou da etnia, da lozalização geográfica e da cultura, quase todos nós passamos a desejar ser parecidos com as pessoas que víamos nas telas. Esse processo começou com o cinema, ganhou força com a televisão e as revistas ilustradas e atingiu seu ápice com a Internet e as redes sociais.

Desejo de mudança
Graças à tecnologia, nunca as pessoas comuns, como eu e você, tiveram seus corpos e rostos tão expostos como agora. Hoje, somos nós mesmos que estamos nas telas. E nem sempre gostamos do que estamos vendo nessas telas. E, entre uma selfie e outra, é natural que nos questionemos sobre mudanças que gostaríamos de fazer em nós mesmos – muitas vezes por meio de cirurgias plásticas.

“Nariz perfeito” x “nariz bonito” x “nariz harmonioso”
Querer melhorar aquilo que não lhe agrada não é errado. Afinal, os avanços da cirurgia plástica são muitos e existem para ajudar as pessoas a ficarem mais felizes com sua aparência. O problema é quando alguém quer fazer uma cirurgia em busca, por exemplo, do “nariz perfeito”, pois ele não existe. Mesmo o “nariz bonito” é um conceito fluido, conforme descrevemos acima. Por isso, é melhor pensar em um “nariz harmonioso”.

Cada pessoa, cada rosto e cada nariz são únicos
Na Rinoplastia moderna, não podemos limitar o paciente a um tipo de nariz estereotipado, feito em série, igual para todo mundo. A estética não é rígida – ela é versátil e flexível – e deve deixar espaço para a singularidade. Cada pessoa e cada rosto são únicos e o nariz deve estar em harmonia com os demais elementos da face e até mesmo com a personalidade de cada indivíduo.

Marque uma avaliação com um otorrino
Se você não gosta do seu nariz, se o tamanho ou o formato do seu nariz lhe causam incômodo, procure um médico otorrinolaringologista que seja especializado em Rinoplastia e marque uma consulta para avaliação do seu caso específico. Ele vai tirar as suas dúvidas e dizer se o tipo de nariz com que você sonha é possível e saudável, indicando alterações que tragam harmonia ao conjunto do seu rosto.

Tudo isso sem deixar de lado o bom funcionamento do seu nariz. Afinal, a Rinoplastia não é somente uma cirurgia estética, pois ela leva em conta também todos os aspectos funcionais do nariz, zelando para que o paciente também alcance condições respiratórias adequadas. Somente na consulta com o médico é que você poderá saber se a Rinoplastia é adequada para o seu caso.

Saiba apreciar a sua beleza
E lembre-se: seja sempre generoso com você mesmo. Ao invés de focar em apenas um detalhe da foto, em um recorte isolado, saiba apreciar a beleza que existe no conjunto do seu rosto. Desse modo, você estará ainda mais preparado e confiante para submeter-se a uma Rinoplastia, caso ela seja o procedimento indicado para você.

Quer saber mais? Entre em contato!
Quer saber se a Rinoplastia é uma cirurgia indicada para o seu caso? Então entre em contato com a gente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *