Devo me submeter a uma Rinoplastia?

Ter expectativas realistas em relação aos resultados da Rinoplastia e a consciência de que não existe nariz “perfeito” é fundamental para o paciente que está pensando em se submeterà plástica de nariz.

Muitas pessoas buscam a Rinoplastia por não se sentirem satisfeitas com seu nariz. A decisão de se submeter a essa cirurgia é altamente pessoal. Somente você, em consulta com seu cirurgião, pode tomar uma decisão tão importante.

Para muitos pacientes, o aumento da autoestima e da autoconfiança após uma Rinoplastia bem-sucedida pode ser uma mudança de vida, fazendo da cirurgia uma experiência válida e gratificante para o paciente e para o cirurgião. Mas, antes de marcar a sua cirurgia é fundamental saber responder aos seguintes quesitos:

1. Minhas expectativas são realistas? 
Ou seja, é preciso se perguntar se aquilo que você espera pode ser resolvido por meio da cirurgia ou não. Embora a arquitetura nasal pré-operatória possa predeterminar, em grande parte, suas perspectivas de um resultado favorável, esperar um resultado “perfeito” não é realista, independentemente do seu contorno nasal. Por isso, a consulta é importantíssima nessa avaliação do que pode ou não ser obtido com a cirurgia.

Embora muitos pacientes desfrutem dos benefícios duradouros de um nariz natural e atraente, mesmo que ligeiramente imperfeito, para alguns a busca pela perfeição se torna uma obsessão perigosa. A obsessão pelo nariz “perfeito” (ou o que o paciente percebe como o nariz perfeito) leva a efeitos cumulativos da cirurgia repetida, o que pode resultar em deformidade progressiva.

2. Tenho algum comprometimento funcional, como desvio septal ou hipertrofia de cornetos? 
Neste caso, os comprometimentos devem ser corrigidos concomitantemente. Já problemas clínicos como rinite alérgica ou sinusite devem ser tratados previamente. Muitas vezes você nem percebe que tem uma obstrução leve, mas após a cirurgia ela passa a ser significativa. Todo paciente candidato à Rinoplastia deve ser avaliado quanto à função nasal.

3. Considerei os potenciais riscos? 
Você também deve considerar cuidadosamente os potenciais riscos da cirurgia para a adequação de suas expectativas. Como praticamente nenhum cirurgião pode produzir um nariz anatomicamente perfeito, o melhor é pensar em termos de melhoria estética.

Riscos cirúrgicos estão presentes em todos os pacientes. Aqueles que têm doenças prévias devem informar sua condição. O uso de fórmulas ou medicamentos também deve ser comentado com o cirurgião, já que algumas substâncias e remédios ingeridos anteriormente podem provocar sangramento importante, entre outros problemas. Além disso, pequenos traumas no pós-operatório podem levar a deformidades tardias.

4. Tenho ideia do tempo necessário para atingir o resultado? 
Na maioria dos casos, o inchaço cirúrgico irá permanecer no nariz durante vários meses após o procedimento. Mesmo os bons resultados podem parecer decepcionantes no início, especialmente se você tem pele sebácea grossa ou acne significativa. É imperioso ter paciência e saber que o resultado não depende apenas da experiência e competência do profissional escolhido, mas também de fatores inerentes à cicatrização e cuidados do próprio paciente.

5. Conheço os cuidados pré e pós-operatórios da minha cirurgia? 
É importante saber e seguir os cuidados anteriores e posteriores à cirurgia para um melhor resultado e saber que esses cuidados são específicos para cada caso. A melhor maneira de esclarecer dúvidas é na consulta com o médico. A experiência de outras pessoas não será igual à sua, pois cada paciente é único. Por isso, antes de se submeter à cirurgia é fundamental que você se sinta seguro e confiante e, de preferência, já tenha referências do profissional escolhido.

Quer saber mais? Entre em contato!
Quer saber se a Rinoplastia é uma cirurgia indicada para o seu caso? Então entre em contato com a gente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *