A Mentoplastia, também conhecida como Genioplastia, é a cirurgia para correção de deformidades no mento – o queixo. Ela serve para diminuir o queixo ou para aumentar um queixo mal definido ou retraído, por meio de osteotomia ou implantes. Para um bom resultado, a correta avaliação da face é importante. É preciso diferenciar a deformidade pura do mento da deformidade de toda a mandíbula, quando há alteração na “mordida” ou oclusão dentária, pois o tratamento é diferente para cada situação. Normalmente, esse é um procedimento associado à Rinoplastia (cirurgia do nariz), o que harmoniza sensivelmente o perfil – daí o uso do termo Perfiloplastia.
Quando, após avaliação, tenha-se decidido aumentar o mento com uso de implantes, existem basicamente duas opções:
1. Silicone: apresenta maior facilidade em sua introdução. Já foi utilizado largamente, mas possui uma importante desvantagem: a reabsorção óssea.
2. Polietileno poroso de alta densidade – POREX: a estrutura aberta de poros intercomunicantes permite o crescimento de tecido internamente. Essa característica diminui acentuadamente a possibilidade de reabsorção óssea.
A Mentoplastia pode ser realizada sob anestesia local com acesso intraoral ou externo.